Se o robô roubar, quem responderá?

O Victor! 

Sim, o Victor é quem responderá, pois ele é agente imputável, maior e capaz. Isso, claro, se o programador tiver o mesmo nome. Não, não vamos criar presídios virtuais na nuvem “penal”, rsrs. (Pelo menos por enquanto, rsrs) 

A inteligência artificial chega ao judiciário brasileiro visando equalizar as desigualdades sociais, ser mais justa e menos custosa, acessível e mais rápida. E é valendo-se desses algoritmos que a revolução tecnológica promete mudar a forma a judicialização das demandas, a resolução dos conflitos repetitivos, sendo necessário um olhar disruptivo dos operadores do direito. 

Mas essa revolução exigirá comportamentos cada vez mais éticos e responsáveis, já que sim, os algoritmos podem ter viés discriminatórios se programados apenas por determinada classe social, a pequena gama dos privilegiados. Sim, a justiça da “inclusão” poderá ter efeito contrário, se a tecnologia não chegar a todos os jurisdicionados com a mesma fluidez. O legislativo brasileiro terá que normatizar procedimentos no mesmo compasso da justiça 100% virtual. 

A advocacia 5.0 é essencial nesse novo cenário, seja na promoção da justiça, na defesa da igualdade social, na militância da advocacia pautada e desenvolvida com valores éticos desde sempre tão necessários no combate às injustiças sociais; e o que nesse momento mostra-se mais veloz, dinâmico e imediato. It’s for now!

A inteligência artificial será para o direito e todas as áreas, notadamente, as comportamentais, de extrema importância na solução dos conflitos; inteligência esta idealizada e desenvolvida por seres humanos, desde sua criação, capacitação e produto final. 

Ou vocês acham que não será necessário escolher nem mesmo o paletó do Victor? rsrs.

  1. Projeto VICTOR, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para aumentar a eficiência e a velocidade de avaliação judicial dos processos que chegam ao STF. Consegue separar e classificar as peças processuais mais usadas, identificar os temas de repercussão geral de maior incidência, converter imagens em textos no processo digital e localizar decisões e peças processuais no acervo do Tribunal. 

Impressões do WorkShop Novas Tecnologias e o Futuro da Advocacia, realizado pela OAB da Capital São Paulo no último dia 03 de abril de 2023, por Dra. Milena Melo, da Toledo & Melo Advocacia

Outros artigos